Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


C C P Y - Comissão Pró-Yanomami
.

 

 

 

 


Esta seção apresenta novas formas de expressão estética Yanomami, bem como criações artisticas ocidentais (e reflexões associadas) dialogando com o universo cosmológico Yanomami.

 
  Arte com os Yanomami  
 
   

Rogério Duarte do Pateo, antropólogo
PALAVRAS E PERFORMANCE - agosto de 2006
Nota:o ensaio foi publicado originalmente no site do programa "Cultura e Pensamento" do Ministério da Cultura.

Em todas as regiões do território Yanomami, a comunicação considerada "oficial" entre diferentes comunidades se dá por meio de um sistema de diálogos cerimoniais pelos quais concretizam-se alianças, realizam-se trocas de bens, cônjuges e notícias. As diferentes formas de sua realização, hereamou, wayamu, hiimou e yaimou obedecem a recursos estilísticos e padrões formalizados de execução que são compartilhados e compreendidos em sua totalidade, geralmente efetuados durante os rituais funerários reahu ou quando há a visita de aliados distantes.

Indo além dos conteúdos da oralidade, estes "atos de comunicação" englobam a esfera performática dos diálogos cerimoniais (gestos, manipulação de objetos, ritmos, etc), concretizando uma série de padrões estruturados de significação através dos quais seu sentido é compreendido e julgado pela comunidade.

O diálogo cerimonial wayamu – foco do ensaio fotográfico aqui apresentado – possui um caráter de competição segundo o qual anfitriões e convidados enfrentam-se em uma prova de talento, resistência e criatividade, mediante frases intercaladas, acompanhadas por movimentos corporais claros e expressivos. Seus corpos balançam na cadência das palavras e suas mãos batem ritmicamente no peito ou nas coxas. O volume, a tonalidade e o tempo dos diálogos se alteram, e cada seção é articulada a movimentos corporais expressivos. Em uma estrutura de pergunta e resposta - na qual geralmente um anfitrião inicia o diálogo, rapidamente seguido pela resposta de seu oponente - os participantes vão alternando-se até o amanhecer.

» Confira aqui o ensaio fotográfico


Claudia Andujar

As obras primeiramente aqui focalizadas em 5 salas virtuais, são de autoria da fotógrafa Claudia Andujar, artista consagrada com mostras individuais em museus (no Brasil e no Exterior). Destaque na 8ª Edição da Coleção MASP Pirelli de Fotografias; Sala Especial na XXIV Bienal Internacional de São Paulo. atualmente com uma grande exposição de sua obra em Oslo, Noruega, e que se notabilizou (nacional e internacionalmente), pela luta incansável na defesa da causa, dos interesses, do território e da sobrevivência do povo yanomami.

A mostra das fotografias de Claudia Andujar se divide em 5 salas:

A casa - (sala 1)
O ser humano (os yanomami) - (sala 2)
O ser humano (os yanomami) - (sala 3)
A floresta - (sala 4)
Os xamãs - (sala 5)

Entre e veja as fotos de Claudia Andujar.

 
 
 

  Para informações adicionais favor enviar
  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamidf@proyanomami.org.br
   
 
Financiadores:
 

Comissão Pró-Yanomami 2004 - A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.